sábado, 10 de setembro de 2011

Resenha: Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400

Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha: Katniss, dezesseis anos, vive com sua mãe e irmã mais nova e é responsável pelo sustento da casa desde que seu pai morreu nas minas de carvão do Distrito 12. Desde o evento, sua mãe entra em um estado de depressão que não a permite continuar a vida, então Katniss se torna a protetora dela e de sua irmãzinha Prim, de 12 anos. Katniss passa todos os dias por uma cerca elétrica - que na maior parte do tempo fica desligada - para caçar animais e colher frutas e raízes, garantindo assim um pouco de comida para sua família, mais uma dentre várias que passam fome. Mas, para isso, Katniss não está sozinha: seu amigo Gale, de dezoito anos, caça com ela. Gale também tem que sustentar sua mãe e seus três irmãozinhos. E é assim que é a vida no Distrito 12, famílias inteiras subnutridas, trabalhando arduamente e entregando seus filhos aos caprichos da Capital, a qual, por vingança devido a revoltas do passado, decide fundar - 75 anos atrás - os Jogos Vorazes, um evento anual que obriga 2 jovens, de 12 a 18 anos, de cada distrito a lutarem até a morte dentro de uma arena, onde, além de si mesmos e dos outros, encontrarão diversos perigos. As pessoas fingem que gostam, afinal de contas ninguém quer desagradar a Capital. Katniss e Gale todos os anos colocam várias vezes seus nomes para sorteio, dessa forma podem receber grãos e óleos como recompensa. Ironicamente, esse ano a sorteada é ninguém menos que a irmã de Katniss - a pequena Prim, de 12 anos - que colocou apenas uma vez seu nome. Mas é claro que Katniss jamais permitiria, então se oferece para tomar seu lugar. Junto a ela, como tributo masculino, é escolhido um garoto com quem Katniss estuda, mas com quem nunca teve contato - exceto quando anos antes ele lhe deu pães quando ela passava fome. Seu nome é Peeta. Assim os dois se veem lançados na grande arena tentando sobreviver ao frio, fome, sede, os outros 22 tributos dos outros distritos e...a eles mesmos. Mas, e se sobrarem apenas os dois no final? Seriam capazes de matar um ao outro?


"Extraordinário" poderia ser a palavra que melhor define esse livro. Eu o li em menos de 2 dias, pois possui uma narrativa leve e surpreendente. A cada parte terminada, um anseio pela seguinte. Um final espetacular com gostinho de quero mais...mas não é à toa, já que se trata de uma trilogia.
~e por um acaso eu devorei o livro seguinte logo em
seguida rs~
Eu li esse livro porque a blogosfeta fervia ao falar bem dele...e eu descobri que não é por acaso. Leiam MESMO, é realmente MUITO bom!

PS: semana que vem postarei a resenha de "Em Cha
mas", o segundo da série. E fiquem ligados que mês que vem chega ao Brasil "A Esperança", o terceiro.


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá...este livro logo que começaram a falar dele, não me agradou, mas lendo as resenhas...acabei me interessando e ficando com muitaa vontade de ler ele..acho a historia muitooo interessante... Muito boa sua resenha!!! Bjus

Maritza Bom disse...

Oi!! adorei a resenha, realmente falam muito bem desse livro! Depois de ler a sua resenha fiquei ainda + curiosa, certamente ele vai ser uma das minhas próximas leituras!!
Bjo!

prologodaleitura.blogspot.com/

Poliana Araújo disse...

Oi, tudo bom?
Adorei a resenha,ainda não li esse livro, mas já ouvir falar dele,sou louca pra ler um dia, e sua resenha me deixo com mas vontade.

Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Postar um comentário